A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana, deflagrou na madrugada desta terça-feira (2) a Operação Boa Vista, que resultou na apreensão de 68,5 kg de cocaína em Hortolândia.
As investigações apontavam que dois veículos — um Fiat Mobi prata e um Volkswagem Nivus cinza — eram utilizados para o transporte de grande quantidade de drogas no município. Com base nessas informações, agentes da DISE passaram a monitorar o bairro Boa Vista de forma velada.
Por volta das 3h, os dois veículos suspeitos foram avistados trafegando juntos. No momento da abordagem, ambos empreenderam fuga e foram perseguidos. Durante a tentativa de escapar, os suspeitos entraram em uma via sem saída, onde o VW Nivus caiu em uma vala de contenção de águas pluviais. O motorista do Fiat Mobi, ao perceber que não havia rota de fuga, abandonou o carro e fugiu a pé, desaparecendo em uma área de mata fechada após pular a defensa metálica da Rodovia SP-101.
O condutor do Nivus foi detido pelos investigadores da DISE. Durante a vistoria nos veículos, os policiais encontraram seis caixas contendo 63 tijolos de cocaína, totalizando 68,5 kg da droga, com valor estimado de R$ 1,5 milhão. Os dois carros foram apreendidos, assim como o celular do suspeito detido.
Na delegacia, o homem confessou que receberia R$ 10 mil pelo transporte da droga. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde aguardará audiência de custódia. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros envolvidos na operação criminosa.