Conhecida pela vista privilegiada e por ser um dos pontos mais bonitos de Americana, a Praça Pedro Dainese — popularmente chamada de Praça da Luz — vem enfrentando um problema cada vez mais preocupante: a presença constante do tráfico de drogas. Em 2025, ao menos três ações da Guarda Municipal (GAMA) foram registradas no local, com apreensões de entorpecentes e prisões.
A praça, localizada em uma das regiões mais altas da cidade, atrai moradores e visitantes por sua paisagem e tranquilidade. No entanto, o cenário tem sido ofuscado pela atuação de traficantes e o aumento nas denúncias de movimentações suspeitas.
Na noite de ontem, terça-feira (22), dois indivíduos foram detidos e foram apreendidos com um deles, 20 porções de maconha, celular e produtos para embalagem dos entorpecentes. Já com o segundo individuo, um celular, sete tubos e onze saquinhos com substância semelhante à maconha. Ele estava na praça desde as 18h, tendo vendido mais de 100 porções de drogas.
No dia 12 de abril, uma operação da GAMA resultou na abordagem de quatro pessoas, sendo uma delas presa. Na ação, foram apreendidas 30 porções de maconha e R$ 1.221 em dinheiro.
Poucos dias depois, em 15 de abril, um casal foi flagrado com 70 porções de maconha e 69 porções de haxixe. Ambos foram liberados após o registro da ocorrência pelo delegado de plantão.
A primeira ação registrada neste ano aconteceu em 22 de fevereiro. Dois indivíduos foram abordados; um adolescente foi liberado e o outro, maior de idade, acabou preso. Na ocasião, 48 porções de maconha foram apreendidas.
De acordo com o coordenador da GAMA, Wendeo Santos, as denúncias da população têm sido fundamentais para o combate ao tráfico na região. “A Guarda tem intensificado o patrulhamento na Praça da Luz. Nosso objetivo é que o espaço seja frequentado por famílias e não por traficantes. O contato da população com a GAMA é essencial para manter a segurança e preservar esse patrimônio da cidade”, afirmou.
A GAMA reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima, contribuindo para a devolução da praça à comunidade de forma segura e pacífica.