O Rio Branco confirmou, na tarde desta quarta-feira (23), a contratação do técnico Fábio Toth, de 46 anos. Ele comandará a equipe na disputa da Copa Paulista no segundo semestre e assinou contrato até o final do Campeonato Paulista Série A3 de 2026.
Segundo o gerente de futebol do clube, Breno Presotto, a permanência de Toth é garantida independentemente do desempenho na Copa Paulista. “Ele fica para a Série A3. A não ser que receba uma proposta e pague a multa contratual, ele segue no projeto”, afirmou em entrevista ao Americana Post.
Fábio Toth esteve à frente do Desportivo Brasil nesta temporada e acabou eliminado do Paulistão A3 justamente pelo Rio Branco, após um empate sem gols no estádio Décio Vitta e uma derrota por 3 a 1 no Ernesto Rocco. Na partida em Americana, Toth chegou a ser alvo da torcida, que reagia com vaias e alertava a arbitragem a cada vez que o técnico deixava a área técnica.
“É um prazer, me senti muito feliz pelo contato do Rio Branco, sei que é um time de uma camisa pesada, uma camisa forte do interior. A gente espera fazer um grande Copa Paulista e consequentemente uma grande A3”, disse o novo comandante.

A Copa Paulista contará com 23 clubes, divididos em três grupos com seis equipes e um com cinco. O torneio começa em 15 de junho e a final está prevista para 12 de outubro. O Rio Branco integra o Grupo 3, considerado um dos mais difíceis, ao lado de Guarani, XV de Piracicaba, São Bento, Primavera e Paulista.
Elenco jovem e foco também em 2026
A diretoria do Tigre planeja disputar a Copa Paulista com elenco voltado para esta competição, mas de olho em possíveis nomes deste ano para compor o elenco que disputará a Série A3 de 2026. O gerente de futebol destacou que o orçamento para a competição de segundo semestre é menor, o que exige criatividade nas contratações.
Alguns jogadores da última campanha estão emprestados — como Guilherme Vieira (Ipatinga), Muranga (Blumenau) e Grigor (Ituano) — mas podem retornar para o Paulista do ano que vem. Marcelinho, camisa 10 da equipe, teve o contrato renovado.
A estratégia do clube é montar um elenco jovem, com média de idade entre 24 e 25 anos. “Às vezes o atleta entende o projeto da Copa Paulista já pensando na A3. Estamos trazendo atletas com esse novo perfil”, destacou Presotto.
A Copa Paulista deve, portanto, servir não apenas como competição, mas também como laboratório para a montagem de um grupo competitivo para o próximo grande objetivo: o acesso para a séria A2 do Campeonato Paulista.