O fim da manhã desta quinta-feira (10) foi de grande movimentação no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana. O motivo foi a realização do primeiro simulado de incêndio no local, com apoio do Corpo de Bombeiros.
Assim como em uma peça teatral, a encenação chamou a atenção de quem passava pela rua Gonçalves Dias. Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a divulgar, de forma equivocada, que o teatro estaria realmente pegando fogo.
Cerca de 300 servidores da Prefeitura de Americana participavam de um evento no teatro e acabaram integrando o exercício de evacuação. A ação fez parte da SIPAT 2025 — Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho — promovida pela administração municipal.
“Foi um simulado realista, com acionamento pelo telefone 193. Três viaturas e sete bombeiros participaram, montando a linha de mangueiras e simulando o combate ao fogo no palco. Todos estavam equipados, atuando em conjunto com os nove brigadistas do teatro”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros de Americana, Brustolin, comandante da operação.
Osmail Aparecido Poleto, administrador do teatro e chefe da brigada, destacou a importância da experiência prática. “Como simulado real, essa foi a primeira vez. Essa movimentação ao vivo é completamente diferente. Tivemos pequenos erros, nada que comprometesse, mas que nos mostram pontos internos que precisam ser ajustados. Toda empresa deveria realizar simulado e manter sua brigada ativa. É sempre útil”, comentou.