Americana já tem 10 eventos confirmados para 2025, e para melhorar a estrutura oferecida aos participantes, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura, lançou nesta segunda-feira (25) o programa Conexão Cultura.
A iniciativa busca atrair investimentos da iniciativa privada para a realização e ampliação dos eventos. As empresas parceiras poderão divulgar suas marcas e promover ativações exclusivas ao financiar parte ou o valor total das festividades. Além disso, a Prefeitura também pretende captar recursos por meio de patrocínios e incentivos fiscais, como o ProAC e a Lei Rouanet.
Para cada evento, serão disponibilizadas cotas de patrocínio nas categorias Ouro, Prata, Bronze e Apoiador, proporcionais ao investimento realizado. As propostas poderão ser apresentadas durante 45 dias a partir da publicação do edital no Diário Oficial do município, disponível no site da Prefeitura.
“Estamos muito felizes em anunciar uma nova forma de incentivar a produção artística em nossa cidade. Nosso novo edital de fomento a eventos culturais não apenas valoriza a rica diversidade cultural de Americana, mas também impulsiona o turismo e a economia local. Ao apoiar esses eventos, estamos investindo em nossas tradições, em nossos artistas e na nossa identidade. Esta é uma oportunidade única para que grupos, artistas e organizações culturais apresentem suas propostas e realizem eventos que reflitam a criatividade e a paixão da nossa comunidade”, destacou o prefeito Chico.
Eventos que poderão receber investimento privado:
• Americana, Café & Viola
• Rota Cervejeira
• Feira Ambiental – FEAMA
• Rock Day
• Roteiro Gastronômico
• Festival Itália na Brasil
• Festival Literário
• Americana Fest Forró
• Celebra Americana
• Encanto Luzes de Natal
Segundo a Prefeitura, a Rota Cervejeira oferece cotas de investimento de R$ 40 mil reais.
“Há um chamamento público disponível no site da Prefeitura, com cotas de patrocínio definidas conforme o nível de investimento. A iniciativa privada, além de apoiar os eventos, recebe visibilidade com a divulgação da marca durante as festividades. Além disso, alguns desses eventos poderão futuramente se enquadrar em leis de incentivo”, explicou o secretário de Cultura, Vinicius Ghizini.