Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Taxa SELIC e a sua vida financeira

Pós fam

por Me. Gabriel Sarmento Eid, economista e professor da FAM – Faculdade de Americana

Essa semana, março de 2025, o Banco Central decidiu por subir a Taxa SELIC novamente, foi para 14,25% a.a, um absurdo de alta diga-se de passagem. Mas afinal, o que isso significa na sua vida?

De uma maneira bem resumida, a Taxa SELIC é a taxa de referência para todas as outras taxas de juros praticadas na nossa economia, por isso, ela é chamada de Taxa Básica de Juros. 

O motivo disso é bem complexo e envolve a relação entre os bancos, instituições financeiras não bancárias e os títulos públicos negociados pelo governo federal, a Taxa SELIC é a média das taxas de juros praticadas nessas negociações. Como todas as instituições financeiras bancárias ou não, precisam ter parte de seus recursos aplicados em títulos públicos, e como o governo é considerado pelo mercado um excelente pagador de juros, isso significa que todas as operações financeiras do nosso país sempre vão ter uma base para comparar.

Isso quer dizer que quando o banco têm a escolha de emprestar dinheiro pra você, ou financiar a compra do seu carro, ele têm como opção alternativa, investir em títulos públicos, portanto, quanto maior a Taxa SELIC, mais o governo está  disposto a pagar de juros para quem comprar os seus títulos públicos, ou seja, para o banco lucrar mais ele vai cobrar mais caro de você, pois você é mais arriscado do que o governo federal, é mais provável que você atrase ou não pague sua dívida junto ao banco do que o governo federal.

Por isso, quando a Taxa SELIC sobe ou desce, as taxas de juros de todas as formas de crédito vão subir ou descer também, afetando as taxas de juros de empréstimos, financiamentos, limite do cheque especial, rotativo do cartão de crédito e tantas outras formas de crédito. 

Ao mesmo tempo, as taxas de rentabilidade dos investimentos de renda fixa também vão subir ou descer junto com a SELIC, pois o investidor também pode escolher entre investir num CDB ou numa LCA ou numa Debênture ou num Título Público, se o título público é o mais seguro dessas opções e ele passa a pagar mais, consequentemente, o CDB, a LCA ou a Debênture vão ter que passar a render mais para atrair o dinheiro dos investidores.

Isso gera um efeito em cadeia no mundo dos investimentos, pois, se a Taxa SELIC sobe, os novos investimentos vão passar a pagar mais taxa de juros, com isso, o investimentos que foram emitidos antes da subida da Taxa SELIC, vão ser menos vantajosos em relação aos novos investimentos, por isso, que quando a taxa SELIC sobe, o valor de mercado dos investimentos de renda fixa pré fixados ou híbridos e o preços de diversas ações e fundos imobiliários, caem imediatamente, pois comparativamente, eles valem menos, pois rendem menos, como não dá pra mexer no rendimento deles, o preço de mercado deles cai para se ajustar a média.

É por isso que muitos economistas se preocupam com essas elevações da Taxa SELIC, ela só gera ganhos para os investidores de renda fixa, principalmente, os investidores de títulos públicos, para todo o restante da economia: consumidores, empresas, investidores de renda variável, eu e você, essa elevação vai gerar prejuízos.

O custo de financiar um veículo ou uma residência sobe, o custo de fazer um parcelamento sobe, fica mais difícil pedir um empréstimo, fica mais caro para o lojista oferecer parcelamento sem juros para seus clientes e fica mais caro parcelar as contas no cartão de crédito, as dívidas das empresas aumentam e os custos com pagamento de juros que elas têm também sobem. O resultado de tudo isso, é que a economia para de crescer, consumir, que já não está fácil, vai ficando mais complicado ainda e as chances de você ter um aumento salarial são de quase zero!

A única expectativa positiva de tudo isso é que com a desaceleração da economia, a inflação desacelere, mas vamos ser sinceros aqui, já faz tempo que a taxa de juros está elevada e a conta no final do mês ainda não baixou.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
Praça comendador muller - 1
Área Central em pauta na sessão da Câmara; Leoncine sugere permissão de tráfego de veículos na Praça Comendador Müller
Prefeitura de Americana - 1
Dia do Trabalho: O que abre e fecha na Prefeitura de Americana
Escola cívico militar  - 1
Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia estão entre as cidades com escolas Cívico-Militares
Mary e papa Francisco  - 1
Ex-aluna da Escola de Música de Americana já tocou em aniversário do Papa Francisco
IMG_1598
Entrega do Prêmio do “Concurso Olhar de Goleiro” celebra Dia do Goleiro e divulga data de lançamento do livro fotográfico
Categorias